GLEP - Grande Loja Escocesa Primitiva
O nosso Poder Central trabalha em prol de um mundo em que a Maçonaria seja central para nossas vidas e uma força profunda e positiva para a humanidade. Estamos em constante evolução enquanto buscamos esse objetivo. Juntos, aprendemos, evoluímos, ascensionamos e continuamente redefinimos o que significa ser um Homem hoje, tanto dentro de nossa comunidade quanto muito além de nossos muros.
Acreditamos que a Maçonaria pode e muda o mundo, e estamos comprometidos em garantir que faremos isso, continuamos através de conhecimentos milenar. Acreditamos que todos no projeto terra devem se lapidar a maneira como vivemos sem o mundo profano , e nos esforçamos para incorporar inovação, rejuvenescimento e evolução para um mundo em mudança.
A GLEP é uma comunidade inclusiva e acolhedora. Nós encorajamos a participação de todos que buscam uma conexão com a vida Maçonica e querem fazer parte da nossa comunidade sagrada, independentemente de origem religiosa, raça, gênero, habilidade ou afiliação política. Estamos comprometidos em ser um lugar que acolhe todas as pessoas sem nenhuma exceção.




Dúvidas frequentes
O Que é a Maçonaria?
A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa, progressista e espiritual.
Por que é Filantrópica?
A Maçonaria é filantrópica porque não visa lucro pessoal de nenhuma espécie. Pelo contrário, suas arrecadações e recursos são destinados ao bem-estar da humanidade, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.
Seu objetivo é promover a felicidade humana por meio da elevação espiritual e da tranquilidade da consciência.
Quais são os Seus Princípios?
A Maçonaria se baseia em três grandes princípios:
Liberdade: dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam instituições, raças ou nações.
Igualdade: de direitos e obrigações entre todos os seres humanos, sem distinção de religião, raça ou nacionalidade.
Fraternidade: entre todos os homens, reconhecendo-os como filhos do mesmo Criador, e, portanto, iguais em essência.
A Maçonaria é uma Religião?
Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que busca unir os homens em um ideal comum de fraternidade e aperfeiçoamento moral.
Em seu esforço de união, admite pessoas de todos os credos religiosos, sem distinções nem discriminações, promovendo o respeito mútuo e a convivência harmônica.
A Maçonaria é uma Sociedade Secreta?
Não. A Maçonaria não é secreta, pois sua existência é amplamente conhecida e reconhecida juridicamente em diversos países. Seus objetivos são públicos e estão registrados em livros, enciclopédias, dicionários e registros oficiais.
O que existe são segredos iniciáticos, ou seja, os meios pelos quais os maçons se reconhecem entre si em qualquer parte do mundo, bem como a interpretação de seus símbolos e os ensinamentos esotéricos que fazem parte do processo iniciático.
Quais Homens Ilustres Foram Maçons?
Diversos líderes religiosos, filósofos, músicos, militares e escritores de destaque fizeram parte da Maçonaria. Entre eles:
Religiosos: Cura Hidalgo (libertador do México), Padre Calvo (fundador da Maçonaria na América Central), Dom Ramón Ignacio Méndez (arcebispo da Venezuela), Padre Diogo Antônio Feijó, Cônegos Luiz Vieira e José da Silva de Oliveira Rolim (Inconfidência Mineira), Frei Miguelinho e Frei Caneca.
Filósofos: Voltaire, Goethe, Lessing.
Músicos: Beethoven, Haydn, Mozart.
Militares e Líderes: Frederico, o Grande; Napoleão Bonaparte; Giuseppe Garibaldi.
Poetas e Escritores: Lord Byron, Lamartine, Victor Hugo, Emilio Castelar, Giuseppe Mazzini, Espling.